quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

RTP Em Reportagem - Pais do Coração

No passado dia 14 de Janeiro, a RTP emitiu no seu programa "Em Reportagem" uma reportagem intitulada "Pais do Coração", que se centra na crescente adopção de crianças institucionalizadas por parte de pais solteiros, tanto do género feminino como do género masculino.

http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=20716&e_id=99&c_id=1&dif=tv&hora=21:00&dia=14-01-2009

Este é o link que os nossos caros leitores podem usar para ver um vídeo da reportagem.

Também no link se pode aceder a um texto que resume o conteúdo da reportagem:
«É crescente a adopção de crianças por pessoas que vivem sozinhas. A adopção singular impõe cada vez mais no dia-a-dia. Separações e investimento na carreira são alguns dos motivos.
A partir de três histórias de adopção, de dois pais e uma mãe solteiros, o programa Em Reportagem mostra como estes candidatos constituem em muitas situações a resposta que algumas crianças têm com sucesso. É que os critérios das pessoas sozinhas são em regra menos rigorosos na escolha das crianças.
A esmagadora maioria dos casais candidatos para adopção pretendem quase sempre, uma criança de tenra idade, de raça branca e saudável. Só que a dura realidade passa por crianças mais velhas, de outras raças e muitas delas com problemas de saúde.
Em Portugal existem mais de 11 mil crianças institucionalizadas... meninos recém-nascidos, meninos à espera de um projecto de vida e muitos, demasiados, adolescentes que viram o tempo da sua adopção passar.
Em comum têm todo um passado triste.Foram vítimas de abandono, maus-tratos, negligência ou abusos de várias ordens.
Retiradas pela justiça, abandonadas ou mesmo entregues voluntariamente para adopção, todas elas anseiam voltar a ter uma família, a ter um colo


Benditos sejam todos os "pais de coração" que dão uma segunda hipótese a estas crianças, que trazem esperança e alegria para as suas vidas, que sendo tão pequenas já foram tão atribuladas!
O nosso voto é que todas, todas as crianças possam ter a alegria de ter uma família!